As aventuras de Pinóquio


Projeto: Mostra Cultural – 2012

 

Obra trabalhada: “As aventuras de Pinóquio”

Autor: Carlo Collodi

Professor responsável: Sidinei

JUSTIFICATIVA

 

Um pedaço de madeira falante aparece misteriosamente na oficina de mestre Cereja. O marceneiro, apavorado, presenteia o amigo Gepeto com essa peça de madeira viva. Gepeto tem planos ambiciosos: fabricar uma marionete maravilhosa, capaz de dançar e dar saltos mortais, e ganhar o mundo com sua atração.
As aventuras de Pinóquio é a obra original de Carlo Collodi, publicada pela primeira vez em 1883. Em seu percurso de transformação de boneco em menino, Pinóquio enfrenta as intempéries das noites longas e frias, depara com a autoridade da lei, padece de uma fome terrível e descobre a solidão da condição humana. Fantasia, humor e ironia se combinam neste clássico da literatura, indicado para todas as idades.

 

 

Objetivos:

·         Despertar nos alunos o prazer pela leitura;

  • Transpor os conhecimentos adquiridos na leitura através das linguagens do Teatro, da dança e da escrita;
  • Enriquecer o vocabulário dos nossos alunos por meio de uma leitura construtiva e qualitativa;
  • Trabalhar em equipe e respeitar valores e opiniões dos demais componentes do grupo;
  • Aguçar o desejo artístico/crítico dos alunos por meio de leitura, debate e representações;
  • Conscientizar sobre a importância da leitura em nossa sociedade para a formação de cidadãos críticos e atuantes;
  • Valorizar a oralidade na representação teatral do livro em foco;
  • Conscientizar-se sobre as atitudes e escolhas feitas na vida (toda ação tem uma reação).

 

 

Metodologias: Levando em consideração a temática da Mostra Cultural 2012, o professor solicitou aos alunos para que lessem a obra “As aventuras de Pinóquio”, em seguida fomentará debates, tarefas, atividades e trabalhos lúdicos diversos, focando o livro e a sua importância no universo literário. Para finalizar, delegará tarefas aos alunos e pedirá aos mesmos que montem um stand personalizado com a obra lida por eles. Dará também a sugestão de que os alunos representem, na linguagem teatral, uma parte significativa da obra, buscando uma aproximação entre fantasia/realidade.

 

Produtos Finais:Cartazes, painéis, pintura em tela, produções de textos, criação de bonecos de madeira, confecção de cenário característico da obra, apresentação teatral, dança, todos esses trabalhos possibilitarão a criação de um stand com a temática enfatizando a obra.

 









Nenhum comentário:

Postar um comentário